domingo, 22 de abril de 2012

As quatro nobres verdades - A felicidade dos Budas

1ª nobre verdade: o sofrimento existe para todos.
Em maior ou menor proporção, sofremos com mágoas, morte física, perdas, tristeza — há infelicidades na vida. Não negue isso, mas fique alerta com seu sofrimento. Mestres e meditadores encaram com muita consciência os momentos de dor. E o homem moderno cria toda espécie de fuga contra as origens da dor: álcool, cigarro e drogas variadas. São João da Cruz, que passou por momentos de muita dor, escreveu Noites escuras, um clássico meditativo. Ele nos diz que a solidão nesses momentos pode nos tornar conscientes e nos ajuda a ultrapassar algumas situações. Uma amiga sempre se queixava que em sua vida as situações de dor se repetiam. Dizia ela: “Eu já passei por isso”. Passou, mas não ultrapassou, não foi a fundo, não se desapegou.É necessário entrar em contato com o sofrimento, e não fugir dele.A vida não é só felicidade. Sucesso não é ser feliz. Sucesso é ser você. Suzuki, o mestre zen, escreveu: “Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”.


2ª nobre verdade: descobrir as raízes do sofrimento, as causas da dor. Algumas dicas sobre as causas: apego, julgamento, inconsciência, descontentamento. Medite agora sobre o que causa sofrimento em sua vida.


3ª nobre verdade: interromper o sofrimento. Evite pensamentos e atitudes que geram sofrimento. Se o álcool é sofrimento, eu descubro por que bebo e transformo esse hábito. Se o cigarro é sofrimento, eu descubro por que fumo e transformo esse hábito. Se o jogo é sofrimento, eu descubro por que jogo e transformo esse hábito.


4ª nobre verdade: seguir o caminho para eliminar o sofrimento. São oito passos ensinados ao mundo pelo iluminado Sidarta Gautama, o Buda histórico. Esse caminho é chamado de Caminho Óctuplo por dividir-se em oito partes. Vamos a elas:
1ª parte: o caminho da compreensão dos fatos. Ter consciência.
2ª parte: o caminho do pensamento e da intenção correta. Falar mentalmente com benevolência.
3ª parte: o caminho da atenção ao presente. Ter atenção plena.
4ª parte: o caminho da fala correta. Ter atenção com as palavras.
5ª parte: o caminho da ação correta. Não prejudicar ninguém, preservar e “acariciar” a vida e não matar.
6ª parte: o caminho ao trabalho correto.
7ª parte: o caminho do esforço correto.
8ª parte: o caminho da concentração correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário