domingo, 22 de janeiro de 2012

Reverência À Sombra

Conhecemos a sombra por muitos nomes: lado sombrio, alter ego, o eu inferior, o outro, o duplo, o gêmeo da escuridão, o eu repudiado, o eu reprimido, o id. Falamos em encontrar nossos demônios, lutar com o diabo (o diabo me faz fazer isso), uma descida ao submundo, uma noite escura da alma, uma crise da meia-idade.
          A sombra começa com a mais remota emancipação de um “eu” da grande unidade da consciência de onde todos nós viemos. A formação da sombra corre paralelamente ao desenvolvimento do ego. O que não combina com o desenvolvimento do nosso ego ideal – nosso pensamento idealizado do ser, reforçado individualmente pela família e pela cultura – torna-se sombra. O poeta e escritor Robert Bly chama a sombra de “o grande saco que arrastamos atrás de nós”. “Até os vinte anos, passamos a vida decidindo quais as partes de nós mesmos que vamos pôr no saco”, diz Bly, “e o resto do tempo ficamos tentando tirá-las de lá”.
           “Você prefere ser inteiro ou bom?”, perguntou Jung, a pessoa que cunhou o termo poético “sombra” e moldou esse conceito para nossa época. Jung prestou atenção especialmente no trabalho de integração da sombra, sugerindo que era uma iniciação à vida psicológica – a tarefa do aprendiz, como ele a chamou -, um conhecimento essencial para nossa própria realização. “A realização da sombra é um problema eminentemente prático”, disse ele, “que não deveria ser desviado para uma atividade intelectual, porque tem muito mais o significado de um sofrimento e uma paixão que engloba a pessoa inteira”.

Em vez de tentar suprimir nossas sombras, precisamos revelar, reconhecer e assumir as coisas que mais tememos encarar. Ao empregar a palavra “reconhecer”, estou me referindo a ter conhecimento de que uma determinada característica pertence a você. “A sombra é que detém as pistas”, diz o conselheiro espiritual e escritor Lazaris. “Ela também possui o segredo da mudança, mudança que pode chegar ao plano celular ou até mesmo afetar o seu DNA”. Nossas sombras são detentoras da essência daquilo que somos; guardam os nossos bens mais preciosos. Ao encarar esses aspectos de nós mesmos, ficamos livres para viver nossa gloriosa totalidade: o lado bom e o mau, a escuridão e a luz. Ao assumir tudo o que somos, alcançamos a liberdade para decidir o que fazer neste mundo. Enquanto continuarmos a esconder, mascarar e projetar o que está em nosso interior, não teremos liberdade de ser nem de escolher.
           Nossas sombras existem para nos ensinar, guiar e abençoar com nosso eu completo. São fontes que devem ser expostas e exploradas. Os sentimentos que abafamos estão ansiosos para se integrar a nós mesmos. Eles são prejudiciais apenas quando reprimidos: podem surgir de repente nas ocasiões menos oportunas, e seus botes repentinos vão incapacitá-lo nas áreas mais importantes da sua vida.
 
            Sua vida se transformará quando você fizer as pazes com sua sombra. A lagarta se tornará, surpreendentemente, uma linda borboleta. Você não precisará mais fingir ser alguém que não é. Não será mais necessário provar que você é o máximo. Quando assumir sua sombra, você deixará de viver num constante estado de temor. Descubra os dons da sua sombra e finalmente você revelará seu verdadeiro eu em toda a sua glória.

Trecho retirado do livro "O lado sombrio dos buscadores de Luz"

4 comentários:

  1. Bem...Em primeiro lugar queria muito agradecer a Santa Terezinha do menino Jesus!
    Eu estava muito triste ate q recebi um e-mail que dizia: Antes de sua morte, Santa Teresinha prometeu: “...farei cair uma chuva de rosas”...(Tenha certeza de que ele marcará uma nova etapa em sua vida.)
    Decidi entao fazer a novena das rosas....Depois de 2 dias que terminei a novena recebi minha graca e nem msm recebi a rosa!
    Nao recebi a rosa , mas minha fe era tao grande que minha graca foi concebida...muito obrigada santa terezinha...
    Se vc esta angustiado , nao deixe que seus problemas ou suas tristezas sejam maior que sua fe...
    Confie acredite e tudo ficara bem....
    Rogai por nos Santa Terezinha do menino Jesus!!
    Que papai do ceu abencoe todos vcs hoje e sempre.
    AMEN....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comecei a fazer a novena recebi uma rosa artificial estou cheia de fé e esperança e ja amando muito essa santa. anjo esperaçoso

      Excluir
  2. Eu tenho certeza que Sta Terezinha vai me ajudar a conseguir a graça para a minha filha...eu acredito...eu creio e ela vai me ajudar.. Amém GMTC.

    ResponderExcluir